Avenida Nossa Senhora do Sabará, 4029 - Cidade Ademar, São Paulo/SP

Atividades Comemorativas

Atualmente quando olhamos para o mundo onde vivemos podemos perceber que tudo está um pouco diferente, alguns locais já não são mais como nossos avôs nos contam, muitas das estações do ano já não estão da forma como nos lembramos de nossa infância e alguns desastres ambientais se tornam cada vez mais frequentes.

Como todos sabemos o dia mundial de comemoração ao meio ambiente acontece no dia 05/06, mas será que temos o que comemorar?

Diante da situação caótica que passamos atualmente em nosso planeta, a OS-Santa Catarina por meio do setor de Responsabilidade Socioambiental – RSA em parceria com o Programa Ambiente Verdes e Saudáveis – PAVS estimulamos o desenvolvimento de atividades plurais e pontuais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com Estratégia de Saúde da Família (ESF) onde está presente o Agente de Promoção Ambiental – APA, respeitando as múltiplas realidades e qualidades de cada região e conjunto de profissionais.

As atividades foram desenvolvidas durante todo o mês de junho nas seguintes unidades:

UBS/ESF Cidade Júlia – 05/06

Foi realizada a fase 1 da revitalização de um espaço interno da unidade, sendo realizados os primeiros passos na recomposição de um canteiro que atualmente está com poucos cuidados.

UBS/ESF Mar Paulista – 26/06

Foi realizada a atividade inaugural que precederá um ciclo de oficinas de cosméticos e produtos de higiene e limpeza naturais. Nessa atividade foram realizadas diversas palestras (respeitando a quantidade máxima de pessoas por turno) falando sobre os malefícios ambientais, com ênfase para os prejuízos em corpos hídricos da utilização de cosméticos e produtos de higiene industrializados, ao final de cada palestra foi entregue a cada participante uma amostra de sabão líquido multiuso confeccionado pela APA, para que os colaboradores pudessem testar sua real eficácia.

UBS/ESF Jardim Apurá – 05/06

Utilizando como base o Quadro dos Funcionários (prática incorporada da unidade), fruto do desenvolvimento da Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, foi depositado nos envelopes dos colaboradores sementes diversas, juntamente com um recado para cada um deles.

UBS/ESF Jardim Laranjeiras – 05/06

Utilizando como base o Mural de Recados (prática incorporada da unidade), fruto do desenvolvimento da Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, foi depositado nos envelopes dos colaboradores sementes de girassol, juntamente com um recado para cada um deles.

UBS/ESF Vila Guacuri – 05/06

Foi realizada uma tarde de plantio após uma roda de conversa com tema meio ambiente e preservação, as mudas foram doadas pelos próprios colaboradores que realizaram a ação de plantio na área verde da unidade.

Lemos uma bela história da escritora Patrícia Engel Secco “A Semente da Verdade”, que fala de ética e honestidade, entregamos um papel de semente de rúcula, os participantes foram orientados sobre o cultivo de boas leituras e cuidados com a terra para produção de bons frutos.