Avenida Nossa Senhora do Sabará, 4029 - Cidade Ademar, São Paulo/SP

 

A Virada da Saúde é um evento gratuito com o intuito de aproximar o cidadão ao tema de forma lúdica e divertida, ampliar o seu conhecimento e mostrar o quanto é possível a promoção de sua saúde em espaços da cidade. Aconteceu pela primeira vez em 2015, tendo sido idealizada pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade, com o objetivo de aproximar o cidadão paulistano do tema da saúde de maneira positiva, diferenciada.

A motivação para o desenvolvimento deste evento deve-se ao fato de a saúde do morador de grandes cidades estar diretamente relacionada ao ambiente em que vive. Devido à maior concentração de poluição, estresse e até alimentação precária nos grandes centros urbanos. A Virada da Saúde também tem o intuito de ajudar o cidadão a compreender melhor o impacto deste ambiente na qualidade de vida e fazê-lo perceber que ele mesmo pode prosseguir sua rotina com saúde e bem-estar.

Para a realização deste evento – que é gratuito -, participam, além da Secretaria Municipal da Saúde, outras organizações privadas, instituições da sociedade civil, associações de classe, hospitais, instituições de ensino e cidadãos.

Em 2019, a Viradinha da Saúde da Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS SUL ) foi no território da Supervisão Técnica de Saúde de Santo Amaro/Cidade Ademar, região de atuação da OS-Santa Catarina que apoiou o evento com seus profissionais de saúde e várias atividades, focada nos quatro eixos: Cultura (exposições, apresentações teatrais, filmes apresentações artísticas e outros); Médico-Assistencial (ações de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, saneamento e outros); Educação (palestras, rodas de conversa, cartilhas, jogos e outros) e Bem-Estar (atividades físicas, lazer, nutrição, práticas corporais e outros).

O resultado do evento:

Força de trabalho – 246 trabalhadores e voluntários envolvidos.

Público estimado – 1.500 pessoas.