Avenida Nossa Senhora do Sabará, 4029 - Cidade Ademar, São Paulo/SP

O mundo passa por grandes transformações. Um dos fatores para termos sucesso, tanto na vida pessoal como profissional é nos adaptarmos às mudanças impostas a nós. Mais do que isso, a adaptação exige que cada um de nós seja mais criativo e flexível.

Com esta filosofia, preparamos com muito entusiasmo a 6ª Mostra Científica da OS-Santa Catarina, com o tema “O Trabalho é Semelhante à Arte, Onde o Homem Transforma e é Transformado”.

A criação científica é um dos maiores legados que podemos deixar para nossa população, pois através da exposição de experiências exitosas e de relatos de casos podemos expandir as boas práticas fortalecendo a Rede de Atenção à Saúde e o cuidado à comunidade. Assim, a Mostra Científica se torna um dos grandes celeiros de boas ideias e grandes atitudes.

Este ano nosso evento foi mais intimista, respeitando o momento pelo qual nossa sociedade e saúde pública estão atravessando. Assim sendo, tivemos uma grande oportunidade de valorizar os trabalhadores e os talentos locais. O evento foi marcante! Contamos com o envio de 74 trabalhos científicos aprovados pela comissão julgadora com critérios justos.  Todos os trabalhos aprovados foram expostos durante o evento através de pôsteres digitais, e os melhores trabalhos tiveram a oportunidade de serem expostos oralmente. No Concurso de Fotografia os colaboradores puderam se expressar através de imagens. Contamos com o envio de 50 fotografias, que foram da mesma maneira avaliados e expostos durante o evento. A novidade foi o primeiro Concurso Literário onde os colaboradores puderam expressar o dia a dia em contos e crônicas que foram expostos em varal durante todo o evento.

A recepção especial “Bem Vindos ao Espaço Sensorial” foi elaborada com muito carinho pelos profissionais do CER III Cidade Ademar Cyntia Nogueira (fisioterapeuta), Vanessa Lira (fonoaudióloga e musicoterapeuta), Andreza Silva (fonoaudióloga) e Ricardo Silva (psicólogo), onde os participantes puderam perceber todos os sentidos e relaxar antes do evento. Os profissionais também apresentaram uma peça “Papeis” uma encenação que descreve a história de uma mulher comum e sua relação com o trabalho e cotidiano.

O momento de espiritualidade na abertura do evento com a Supervisora de Treinamento e desenvolvimento Lidiane Melo emocionou os participantes deixando a mensagem que devemos e podemos cuidar um do outro para que os dias sejam melhores.

Outra novidade foi a apresentação cultural, que não podia ficar de fora. Para inovar tivemos a Banda Amigdalite, com Fernanda Plessmann (Supervisora Média da Assessoria Técnica) Manuela Monteiro (Supervisora de Saúde Bucal da Assessoria Técnica) e Anderson Pereira (Analista de Informação e Planejamento) que levantaram o público. Falando em inovação, tivemos também uma apresentação de dança com Zaira Gonçalves (gerente) e Eduardo Agra (Auxiliar Administrativo) da AMA Especialidades Vila Constância.

O período da manhã foi muito rico, com uma roda de conversa sobre o tema da Mostra mediada por Gisele Sugai (Supervisora Médica da Assessoria Técnica), e com a participação de Patricia Sirianni (gerente da URSI Cidade Ademar), Andreza  Silva (fonoaudióloga do CER III Cidade Ademar) e Bruna Gonçalves Silva (psicóloga do Hospital Dia Cidade Ademar). Neste encontro, deixaram o recado de que é possível transformar e ser transformado.

No período da tarde tivemos 12 Estações de Talentos que engrandeceram o evento, com as oficinas ofertadas pelos profissionais, a maioria gestores dos serviços de saúde. Nelas os participantes puderam aprender e levar para o serviço algo diferente para melhoria na assistência. Os oficineiros do CAPS II Adulto Cidade Ademar, além de ensinarem a arte de estampar camisetas, ofereceram suas habilidades para fazer todas as camisetas presenteadas aos participantes.

Finalizamos o dia com chave de ouro, através da premiação dos melhores trabalhos, melhores fotos e melhores poesias. Os três melhores foram premiados, e o primeiro lugar de cada categoria ganhou um belo troféu!

Agradecemos a presença e valorização dos colaboradores, além do empenho da Comissão Organizadora. A Mostra Científica 2019 foi um grande sucesso!