Avenida Nossa Senhora do Sabará, 4029 - Cidade Ademar, São Paulo/SP

Nova UPA Santo Amaro


 

Nova UPA vai qualificar atendimento de urgência e emergência na região de Santo Amaro

A partir da próxima segunda-feira (5), urgências e emergências em clínica médica, pediatria, ortopedia e psiquiatria serão atendidas na UPA Santo Amaro

O atendimento de urgência e emergência que era ofertado pelo Pronto Socorro Municipal Dr. José Sylvio de Camargo, em Santo Amaro, está totalmente repaginado. A partir desta segunda-feira (5), a unidade, atualmente instalada dentro da Santa Casa, passará a funcionar em um novo endereço: Rua Carlos Gomes, 661, próximo ao Boavista Shopping. Além disso, o equipamento passará a ser designado como Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e estará sob a gestão da Organização Social Santa Catarina – Associação Congregação de Santa Catarina.
A nova instalação fica a pouco mais de 550 metros de distância do antigo endereço e oferecerá infraestrutura mais moderna e adequada, trazendo conforto para os usuários e condições mais adequadas para que os profissionais de saúde possam exercer o trabalho.
O novo prédio dispõe de quatro andares e apresenta salas para consultas médicas, medicação, inalação e realização de sutura, curativo e gesso, além de salas para observação (adulto, infantil e psiquiatria).
Em relação ao quadro de funcionários, no plantão diurno a UPA Santo Amaro vai contar com dez profissionais, sendo quatro clínicos, dois pediatras, dois ortopedistas e dois psiquiatras. Já o plantão noturno contará com ao menos dois clínicos, totalizando oito profissionais.
A unidade é uma grande referência para vários equipamentos de saúde da região de Santo Amaro e Cidade Ademar e, na área de Saúde Mental, para as regiões de Capela do Socorro e Parelheiros.

Mudança de endereço
Para garantir uma transferência mais tranquila e assegurar que a população seja atendida neste período da mudança, a Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sul pactuou com os diversos serviços de urgência e emergência do território o atendimento de pacientes em demanda espontânea, aqueles trazidos pelo Samu, Corpo de Bombeiros (Cobom) e Polícia Militar (Copom), e a transferência dos pacientes que estejam ou necessitem ficar em observação.
Sendo assim, o PS junto à Santa Casa de Santo Amaro (Rua Isabel Schmidt, 59) manterá suas atividades normalmente até as 19h do dia 27 de fevereiro, e permanecerá com atendimento emergencial até 28 de fevereiro.
De 1º a 4 de março, a orientação é que os usuários procurem os outros serviços de urgência, tais como AMAs, Pronto Socorros e hospitais.
Os serviços de remoção, como os do Cobom, foram alertados da mudança e orientados a encaminharem, nestes dias, os pacientes para outros hospitais. Os que permanecerem em observação no PS antigo no período de fechamento serão reavaliados e redirecionados para as demais unidades de emergência na região.
Para alertar a população sobre a mudança, foram preparadas faixas informativas que serão instaladas tanto na frente do antigo endereço como no novo; cartazes que serão fixados dentro do PS, nas UBS da região e na comunidade, e serão distribuídos panfletos com orientações aos usuários.

FONTE: Prefeitura de São Paulo