Avenida Nossa Senhora do Sabará, 4029 - Cidade Ademar, São Paulo/SP

ÁREA DE ABRANGÊNCIA

 

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

A Atenção Primária caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde, com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades. É desenvolvida por meio do exercício de práticas de cuidado e gestão, democráticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe, dirigidas à populações de territórios definidos, pelas quais assume a responsabilidade sanitária, considerando a dinamicidade existente no território em que vivem essas populações. Utiliza tecnologias de cuidado complexas e variadas que devem auxiliar no manejo das demandas e necessidades de saúde de maior frequência e relevância em seu território, observando critérios de risco, vulnerabilidade, resiliência e o imperativo ético de que toda demanda, necessidade de saúde ou sofrimento deve ser acolhida. (Política Nacional de Atenção Básica, MS 2012).

No território de Santo Amaro/ Cidade Ademar, a população adscrita é de 667.789 habitantes (CENSO2010). Para conhecer os serviços que a Rede de Atenção Básica possui, acesse os ícones abaixo:

ATENÇÃO SECUNDÁRIA ESPECIALIZADA

A Atenção Secundária Especializada compreende um conjunto de ações e serviços de saúde realizada em ambiente ambulatorial que incorporam a utilização de equipamentos médico-hospitalares e profissionais especializados para a produção do cuidado em média complexidade.

Prestam atendimento em especialidades (médicas e não médicas), com ênfase nas necessidades da população, a partir de referência dos serviços de Atenção Básica e ocasionalmente da rede hospitalar.

Compõe, em conjunto com as demais unidades da rede, os arranjos organizativos das ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado.

Compõem a rede de Atenção Especializada os seguintes serviços: