Avenida Nossa Senhora do Sabará, 4029 - Cidade Ademar, São Paulo/SP

AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – A3P

A A3P é um Programa do Ministério do Meio Ambiente criado com o objetivo de estratégia de gestão ambiental para promover ações de uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos, no manejo adequado e minimização dos resíduos gerados, nas ações de licitação sustentável e compras verdes, com fomento contínuo na formação dos trabalhadores da administração pública, dos prestadores de serviço (limpeza, segurança, atendimento público) e parceiros da Administração Pública. Com a escassez dos recursos naturais e a crise econômica foi preciso pensar em como gastar menos energia para manter as instalações, como reduzir os gastos, como gerar o mínimo de rejeitos, como adquirir produtos que causassem menos danos ao meio ambiente, em suma, como implantar um programa de sustentabilidade nos equipamentos da administração pública. Para tanto foi preciso repensar os padrões de produção e consumo do setor público e, em contrapartida, buscar estratégias que fossem inovadoras e associadas à adoção de critérios, princípios e diretrizes sociais e ambientais. E é o que propõe a A3P e a OS-Santa Catarina na gestão dos serviços de saúde da Microrregião de Cidade Ademar/Santo Amaro.
Em 2009 a OS Santa Catarina aderiu à rede A3P solicitando sua inclusão no “rol” de parceiros na categoria informal ao Programa, comprometendo-se a implantar ações de gestão ambiental em todas as suas unidades sob sua gestão. A A3P estrutura-se em seis eixos temáticos prioritários fundamentados pela política dos 5 R’s: repensar, reduzir, reaproveitar, reciclar e recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais significativos. Os eixos são: Uso racional dos recursos naturais e bens públicos; Gestão adequada dos resíduos gerados; Qualidade de vida no ambiente de trabalho; Sensibilização e capacitação dos servidores; Compras públicas sustentáveis e Construções sustentáveis.
Em outubro de 2016, a OS-Santa Catarina retomou as implantações das Comissões A3P nos serviços de saúde, a saber: Hospital Dia Rede Hora Certa, AMA Especialidades Vila Constância, AMA/UBS Integral Jardim Miriam, AMA Pedreira, AMA/UBS Integral Parque Doroteia, AMA/UBS Integral Vila Império, AMA/UBS Vila Missionária, CAPS II Adulto – Cidade Ademar, CAPS II Infantojuvenil – Cidade Ademar, CEO II Humberto Nastari, UBS Jardim Apurá, UBS Cidade Julia, UBS Vila Guacuri, UBS Laranjeiras, UBS Mar Paulista, UBS Mata Virgem, UBS Jardim São Carlos, UBS São Jorge, UBS Vila Aparecida, UBS Vila Império II, UBS Jardim Novo Pantanal, UBS jardim Selma, UBS Campo Grande, UBS Integral Jardim Miriam II, UBS Jardim Umuarama, UBS Vila Arriete, UBS Vila Constância, URSI Cidade Ademar e CER III Cidade Ademar. Nestas Unidades estão sendo realizadas reuniões e atividades mensais de monitoramento e implantação do Programa, por meio da Comissão e do acompanhamento de uma Educadora da Coordenação da OS-Santa Catarina.